sábado, 9 de novembro de 2013

Guarda Civil de Guarulhos completa 16 anos com diversos eventos na cidade


alt
GCM no desfile cívico de 7 de setembro (Fotos: Jair Malavazi/PMG)
A Guarda Civil Municipal (GCM) completa 16 anos no próximo dia 12 e preparou diversas atividades, restritas e abertas ao público, para comemorar mais um ano de serviços prestados na cidade.

No sábado (9), às 12 horas, será celebrada uma missa na Igreja Matriz, localizada na praça Teresa Cristina, 1. Já no domingo (10), é dia de pedalar no 2º Passeio Ciclístico da GCM, que acontece na Ciclovia de Lazer da avenida Paulo Faccini. A concentração é no Bosque Maia às 8 horas.
Segunda-feira (11), guardas, autoridades civis e militares reúnem-se a partir das 8 horas no anfiteatro da faculdade Anhanguera, localizada na rua do Rosário, 300, para participar de uma solenidade oficial. Na mesma data, a partir das 19 horas, será realizado um culto ecumênico na Associação dos Servidores Municipais de Guarulhos, situado à avenida Bom Clima, 278. Torneios de tiro, de futsal e vôlei fazem parte da programação, mas a participação é restrita aos agentes da Guarda Civil.
A corporação
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos foi criada em 12 de novembro de 1997 e possui atualmente 832 integrantes, sendo 128 mulheres e 704 homens.
Os agentes da GCM são preparados para prestar serviços de qualidade para a cidade. Além disso, auxiliam as polícias Civil e Militar na segurança de Guarulhos e atuam com a Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica.
Seis Inspetorias Regionais da GCM estão instaladas nas regiões norte, nordeste, sul, sudeste, oeste e leste do município. Além disso, a GCM possui Corpo Musical e cinco grupamentos especializados. São eles: Canil, Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), Grupamento Ronda Bike (GRB), Grupamento de Trânsito (Gtran) e Guarda Ambiental.
alt
O Canil é um dos Grupamentos Especializados da GCM (Foto: Márcio Lino/PMG)

Para oferecer apoio religioso aos integrantes da corporação e seus familiares, a GCM possui a Capelania. Para a realização do curso de formação de novos integrantes e cursos de reciclagem periódica para agentes, a Guarda conta com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag).
A GCM atua também em políticas destinadas à prevenção da violência, por intermédio de programas direcionados à comunidade. Guard (Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas), Projeto Trânsito Seguro nas Escolas, Projeto Jardim Paraíso e o Sangue Azul, são ações realizadas pela Guarda Civil.

0 comentários:

Postar um comentário