quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pergunta aos candidatos à prefeitura de Guarulhos sobre a GCM

A Guarda Civil Municipal, passou por um processo de militarização. Na sua opinião, este é o papel da GCM? Como o senhor pretende lidar com essa questão?

 
Sebastião Almeida- PT
A Guarda Civil Municipal desempenha papel importante na proteção do patrimônio público. A GCM não foi criada para combater a violência nas ruas, já que essa função encontra-se sob a responsabilidade da Polícia Militar e da Polícia Civil, ambas subordinadas ao Governo do Estado. Apesar disso trabalha em parceria com as polícias estaduais, compartilhando informações e imagens captadas por câmeras de monitoramento. Em meu governo a GCM ganhou um batalhão para combater crimes ambientais, que atua em áreas como a Serra da Cantareira para evitar ocupações irregulares e o descarte de entulho.






Ederaldo Batista-Psol
O combate ao crime, o policiamento ostensivo é tarefa do governo estadual e o PSDB tem se mostrado ineficaz para resolver o problema da segurança no estado e na cidade. Entendemos que é necessário pressionar o governo estadual para que prepare melhor e garanta melhores condições de trabalho aos policiais. A polícia comunitária é a alternativa. O PSOL defende que a GCM retorno a sua função original, ou seja, a de guarda patrimonial, portanto, que ela não cubra a deficiência do estado. Investir na segurança é combater as causas da criminalidade e isto está no centro do nosso governo.
 
 
 
 
Wagner Freitas- PP
Uma guarda civil bem equipada e treinada, com comando de profissionais em segurança pública, é o modelo que entendemos ser o ideal para dar apoio as policias militar e civil em nossa cidade. A atual administração pretende trazer a "Operação Delegada" para Guarulhos, não entendemos que este seja o caminho, temos bons homens tanto na PM como na GCM, com o comando certo e investimentos em treinamento e tecnologia, além de uma política de remuneração digna, preservaremos o efetivo da GCM, transformando-a em uma corporação forte e comprometida com a segurança não só patrimonial como pessoal do cidadão.
 
 
 
 
Joel Paradella- PSTU
A GCM vem cumprindo uma tarefa que seria da Polícia Militar, ou seja, reduz custos no Estado e sobrecarrega a Prefeitura e não resolve o problema da segurança. Para acabar com a violência e crimes na cidade devemos investir em áreas sociais e criar conselhos municipais de seguranças nos bairros. Hoje a Guarda trabalha com jornadas estafantes, são mal remunerados, não possuem Plano de Carreira adequado, e sofrem com a militarização, com vários trabalhadores adquirindo doenças do trabalho. Defendemos o aumento dos salários, plano de carreira e o fim da militarização da Guarda Civil Municipal.
 
 
 
Alan Neto- DEM
A GCM foi criada tendo como principais funções a manutenção da ordem e a guarda do patrimônio municipal, mas passou a atuar na repressão a crimes devido à barreira que a atual administração criou com o Governo do Estado. Um exemplo claro é a Lei Delegada, de minha autoria, que a partir de uma parceria com o Governo do Estado oficializa o bico do PM, mas a atual administração não se interessou. Além de por o projeto em prática, também o estenderei aos GCMs. Outra medida será trazer para Guarulhos uma escola de formação de soldados, que meu vice, Eduardo Kamei, já está em conversação.
 
 
 
Jovino Cândido- PV
Penso que o município tem de oferecer segurança à população. A Guarda Civil Municipal é um forte aliado no combate ao crime, na preservação dos bens públicos, nas rondas escolares, na organização do trânsito entre outras atribuições. O processo de militarização é irreversível,uma vez que o Governo do Estado não é capaz de suprir as necessidades de segurança que Guarulhos precisa. Entendo que o problema não é militarizar ou desmilitarizar a Guarda, mas, criar as condições necessárias para que o agente possa realizar suas funções com segurança e absoluta noção de justiça.
 
 
 
 
Carlos Roberto- PSDB
O que vemos hoje em Guarulhos é a GCM atuando até mesmo dentro de repartições públicas, como uma espécie de empresa de segurança privada do Poder Público. Aliás, infelizmente foi isso que aconteceu em algumas sessões recentes da Câmara Municipal, inclusive com o uso da força contra jovens que faziam manifestações pacíficas. A GCM deve auxiliar no patrulhamento das ruas, por exemplo, nas proximidades de escolas e parques públicos. Como prefeito, vou reorganizar a GCM e fortalecer a sua articulação com outras instituições relacionadas à Segurança Pública, com a PM e a Polícia Civil.
 
 

0 comentários:

Postar um comentário