terça-feira, 31 de julho de 2012

1° Seminário de Segurança Pública Municipal da Baixada Santista


10 de agosto de 2012 as 18h00 – Consistório da Universidade Santa Cecília



Realização: Curso Tecnológico em Segurança Pública - Núcleo Integrado de Estudos em Segurança Pública da UNISANTA

Apoio e Organização: Universidade Santa Cecília – UNISANTA e Instituto de Pesquisa em Segurança Pública Municipal – IPECS

Parceria Institucional: Prefeitura de Santos - Secretaria Municipal de Segurança / Guarda Municipal.

Data: 10 de agosto de 2012

Local: Consistório da UNISANTA

Rua Osvaldo Cruz, 277 – Boqueirão - Santos / SP.

Informações e Inscrição: www.ipecs.org.br



Durante a programação do 12° Fórum Nacional de Segurança Municipal realizado em 2011 em Santos, o Instituto IPECS, a Universidade Santa Cecília, a Cruz Vermelha Brasileira (Filial Santos) e Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (CONDESB) anunciaram acordo de parceria para o desenvolvimento de projetos e ações de pesquisas em segurança municipal.



O protocolo de intenções assinado entre as instituições prevendo a cooperação técnica em atividades de pesquisa e o desenvolvimento do banco de dados de segurança municipal e à utilização e aplicação de metodologias de treinamento e gestão administrativa possibilitou outras iniciativas conjuntas, como o fortalecimento do curso de Graduação Tecnológica em Segurança Pública mantido pela UNISANTA.



A iniciativa permitiu ainda a criação do Núcleo Integrado de Pesquisa em Segurança Pública Municipal da Região Metropolitana da Baixada Santista (NUSEM), visando apoiar o desenvolvimento de projetos e programas interdisciplinares de prevenção da violência e da criminalidade, em âmbito municipal. Também criou a expectativa de Desenvolvimento de projetos de capacitação de gestores municipais em diversos conhecimentos, entre eles, análise de cenário e indicadores da violência no município, e realização de oficinas de instrução para pesquisadores e profissionais da área pública e/ou privada.





Na essência desta iniciativa, o NUSEM promoverá O 1° Seminário de Segurança Pública Municipal da Baixada Santista, oportunidade em que promoverá mesa redonda e noite de autógrafos. 

No evento também ocorrerá a cerimônia de promoção de Guardas Municipais de Santos aos Cargos de GM 2, Inspetor e Inspetor Chefe, em recente concurso de acesso promovido pela GMS.

Programação:

17h30 – Welcome Coffee

18h00Cerimônia de Abertura com Autoridades Presentes

Dra. Silvia Teixeira – Reitora da UNISANTA

Profa. Zuleika Senger Gonçalves – Pró Reitora da UNISANTA

Profa. Eveline Katia de Souza Cavalcante – Coordenadora do CED UNISANTA

Profa. Fabiola Andrea Chofard Adami – Coordenadora do Curso Tecnológico em Segurança Pública da UNISANTA

Cel Claudio Marques Trovão -  Secretário Municipal de Segurança de Santos /SP

Dr. Carlos Antonio da Silva  Secretário Municipal de Segurança de Guarujá /SP

Marco Alves dos Santos – Comandante da Guarda Municipal de Praia Grande/SP

Sérgio Ricardo de França Coelho - Presidente do Instituto IPECS de Segurança

19h00 – MESA REDONDA: Segurança Municipal e Gestão Integrada

Coordenador da mesa: Sérgio Ricardo de França Coelho - Presidente do Instituto IPECS de Segurança





Temas:

Ø  Levantar as alternativas de planejamento e execução da segurança municipal;

Ø  Discutir metodologias eficazes para a obtenção de subsídios à orientação de estratégias operacionais das Guardas Municipais;

Ø  Avaliar quais conteúdos informacionais devem ser satisfeitos para assegurar avaliações capazes de produzir intervenções eficazes;

Ø  Maximizar a eficácia de recursos materiais e humanos através da interpretação apropriada dos cenários e dos perfis - mesmo estes sendo dinâmicos e em contínua transformação;

Ø  Considerar os benefícios e discutir a normatização de informações-padrão para, numa etapa mais avançada, compartilhar concretamente visões coletivas de dados (mesmo que apenas em macrorregiões);

Ø  Discutir a designação e constituição de um Corpo multi-participativo de indivíduos capacitados a produzir informações compartilhadas visando deflagrar iniciativas e processos bem sucedidos através da Inteligência nas Guardas envolvidas. Discutir os instrumentos de mobilização da comunidade para a sua segurança;

 20h30 – Recepção de autógrafos pelos autores

Professor Me Jorge Tassi - Autor do livro “Introdução a Filosofia do Direito a Segurança Pública”. Graduado em Ciências Policiais pela Academia do Barro Branco (1993), Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1993 até 2008), Graduado em Direito pela Universidade Vale do Paraíba e Mestre em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Dr. Osmar Ventris - Autor do livroGuarda Municipal Poder de Policia e Competência”, (2007). Advogado criminalista formado pela USP - Largo São Francisco. Coordenador do Departamento Jurídico e Chefe de Gabinete da presidência da UNGCM (1998/2008). Consultor jurídico em projetos de lei que propõem a regulamentação da profissão de Guarda Municipal. Atualmente é Secretário Geral e Diretor de Formação e Gestão Profissional e Humana do IPECS.



Coronel Silas Antonio Guglielmetti - Autor do livro “Uma Política de Segurança Pública Para as Cidades Brasileiras”. Coronel PM (Oficial da reserva), ex-Subsecretário de Segurança de São Vicente, Bacharel em Ciências Humanas, pela FARO Porto Velho – Rondônia, PÓS-GRADUADO EM PROCESSO CIVIL - Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Chefe de Segurança e Informações da Casa Militar do Governo de Rondônia; Coordenador da 3ª Região de Policiamento de Rondônia; Comandante do Policiamento da Região Metropolitana (Capital do Estado).

Oséias Francisco da Silva – Autor do livro “Segurança Pública como projeto Sócioeducacional: a vocação preventiva, popular e preventiva das Guardas Civis Municipais”. Subcomandante da Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo. Pós-graduado em Gestão de Políticas Preventivas da Violência: Segurança Pública e Direitos Humanos. Professor de Filosofia, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Educador do projeto Educando para a Vida, Prefeitura de São Bernardo do Campo. Pesquisador e consultor associado ao Instituto IPECS de Segurança Pública.


0 comentários:

Postar um comentário