terça-feira, 12 de junho de 2012

Novos acessos facilitam trânsito no viaduto de Cumbica

Novos acessos facilitam trânsito no viaduto de Cumbica/Fotos: Márcio Lino
Estudos da Secretaria de Transportes e Trânsito apontavam lentidão no viaduto de Cumbica nos horários de pico (manhã e tarde) para várias regiões pelo grande volume de veículos que trafegam pelo local vindo de vários pontos da cidade e do entorno.

A falta de acessos piorava a situação. Assim, a Prefeitura realizou obras no viaduto para abrir espaços que dão vazão a parte do trânsito. A medida divide o volume, eliminando pontos de estrangulamento e, consequentemente, diminuindo os congestionamentos, que era o objetivo principal da medida.
Os motoristas que estão na Avenida Santos Dumont contam, agora, com um acesso direto para a marginal Tietê, em São Paulo, conseguindo cortar boa parte do caminho, que antes era feito bem à frente na Rua Holondesa e Rua Jati.

Placas indicam aos motoristas os novos caminhos para as rodovias Dutra e Ayrton Senna. O mesmo acontece para os veículos que vêm das avenidas Santos Dumont, Jacu Pêssego e Rodoanel e entram à direita para a Estrada de Nazaré.
Foi feita toda a sinalização vertical e horizontal, com a colocação de placas indicativas com os novos acessos e um semáforo para orientar o trânsito na Avenida Santos Dumont com a rua Birigui.

Agora, o fluxo de veículos pode seguir sem grandes transtornos para a Base Aérea, Cecap, marginal Baquirivu e Avenida João Paulo.
Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio André Pereira, trata-se de uma interferência fantástica num lugar onde havia um grande volume de veículos, na Santos Dumont com a rua Jati.
“Passam pelo local cerca de 150 mil veículos por dia. Só para se ter ideia do que significa esse volume, no trevo Bonsucesso passam 130 mil veículos por dia. Todos esses veículos tinham que fazer um caminho que obrigava a vários desvios desnecessários. Os acessos possibilitam redução de tempo de deslocamento para todos que trafegam por ali”, afirma o secretário.

A Secretaria de Transportes e Trânsito explica que os novos acessos integram o projeto para melhoria do trânsito no viaduto de Cumbica e que há um grupo que estuda outras intervenções que devem ser feitas para atingir esse objetivo.

0 comentários:

Postar um comentário