terça-feira, 5 de junho de 2012

Inaugurada sede do Corpo Musical da GCM

 



Prefeito Almeida, deputada federal Janete Pietá, secretário Marcelo Charaba e o ex-secretário João Dárcio participaram da inauguração/Foto: Cris Marques
No último sábado, o prefeito Sebastião Almeida inaugurou a sede do Corpo Musical (CMUS) da Guarda Civil Municipal (GCM). A solenidade contou com a presença do secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública, Marcelo Charaba, Luiz Carlos Barreto e Francisco Borotta, respectivamente comandante e subcomandante da GCM, deputada federal, Janete Pietá, chefe de gabinete, Hélio Arantes, vereador Lamé, presidente da Associação Comercial, Arão Rubens de Oliveira, além de membros da corporação e representantes da comunidade. O ex-secretário João Dárcio também fez questão de prestigiou o evento e fez questão de parabenizar a GCM por mais esta conquista.

A autorização do governo municipal para utilização do espaço público, pela GCM, ocorreu em fevereiro de 2011. A partir de outubro do mesmo ano tiveram início as obras para reforma. A sede fica na Rua Miguel Biondi, 555 – Torres Tibagy, tem cerca de 1.000 m² e conta com diversas salas, vestiários, copa cozinha, espaço para ensaios, e área externa para realização de eventos de integração com a comunidade.
CMUS
As atividades do Corpo Musical da Guarda Civil Municipal de Guarulhos tiveram início em 26 de julho de 2006, após promulgação da Lei Orgânica nº 6.099/05. Sua implantação visava atender solenidades oficiais e de caráter militar.
No início, o comando da GCM disponibilizou, em caráter voluntário, parte de seu efetivo para a realização dos trabalhos. Consta em registros, que o primeiro evento da banda foi realizado no dia 26 de agosto de 2006, no Tiro de Guerra, em solenidade alusiva ao Dia do Soldado. Na ocasião foram executados o hino Nacional e o hino à Guarulhos, além de dobrados militares que compuseram o cerimonial do evento. A partir dessa data, Corpo Musical passou a ser responsável pela cobertura musical dos cerimoniais oficiais da Prefeitura de Guarulhos.
Uma apresentação experimental, com músicas populares no repertório, foi realizada em março de 2007, durante evento comemorativo do Dia da Mulher. O objetivo foi estabelecer maior aproximação entre a Guarda Civil e a comunidade, fundamentando-se na filosofia proposta pelo Policiamento Comunitário.
O resultado desta iniciativa não só foi eficiente, como fez com que a comunidade abrisse suas portas para propostas socioeducativas realizadas pelo Corpo Musical e outros dispositivos da Guarda Civil Municipal .
O Corpo Musical
Vocal - 1ª Classe Márcio Neves de Lima (Comandante de Grupamento e Coordenador Geral)
Tuba, bombardino e percussão - 1ª Classe- Welington de Almeida Santos (Subcomandante de Grupamento da Banda GCM) –
2º saxofone - 1ª Classe Valter Souza Camargo (Regente);
Guitarra - 1ª Classe Gilberto Ferreira Costa (Coordenador de Logística e Transporte da Banda);
1º trombone - 2ª Classe Samuel de Santana (Regente Assistente – apoio técnico musical);
1º saxofone - 2ª Classe Oseias de Azevedo (Apoio técnico musical);
2º trombone - 2ª Classe Nelson Donizetti de Souza (Apoio Logística);
Guitarra - 2ª Classe Ailton Bezerra de Carvalho (Apoio Logística);
Contrabaixo - 2ª Classe Renato Zottino de Andrade;
2º trompete - 3ª Classe Wellington de Almeida;
1º bombardino - 3ª Classe Valtemir Souza Camargo;
Sax tenor - 3ª Classe Renato Ferreira Barboza;
1º trompete - 3ª Classe Carlos de Souza Braz;
Vocal e prato - 3ª Classe Nathalia Cavalcante Silva;
Bateria - 3ª Classe Kleber Costa Faria Nicolau;
Sax barítono - 3ª Classe Valdir Souza Camargo;
Percussão - 3ª Classe Wagner Alexandre Moraes.

Fonte: Isto é Guarulhos

0 comentários:

Postar um comentário